quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

28. Desconstruindo os estereótipos sobre bissexuais











Existe uma série de pensamentos negativos  e equivocados, direcionados à bissexualidade  e às pessoas que se  encaixam nessa orientação.  São afirmações  muitas vezes feitas sem uma vivência da situação (sem conhecimento de causa)  ou sem um embasamento real.  Vamos discutir e tentar desconstruir algumas dessas principais frases.



1) "Você AINDA não se decidiu"  - por que eu ou qualquer outro bissexual deveria DECIDIR/ESCOLHER com quem ficar? Partindo-se do pressuposto que temos atração por ambos os gêneros,  nós ficamos com a pessoa não por escolha, mas sim por identificação, empatia, pelo momento, quem  melhor nos satisfizer ou atender uma necessidade em determinado momento.  Ninguém é obrigado a ficar em  apenas  um lado só pra se dizer mais homo ou mais hétero, isso fica  critério da pessoa e mais ninguém tem NADA a ver com isso.  Forçar alguém a decidir significa apagar a ideia e possibilidade de se s sentir  atraído por gêneros diferentes e entra na autoridade da obrigação da monossexualidade.


2) "Bissexuais são mais promíscuos, só querem  putaria" - com base EM QUE você fundamenta esse tipo de afirmação?  Você conhece TODOS os  bissexuais do planeta? O fato de ter atração por homens e mulheres, NÃO SIGNIFICA que que vamos passar o rodo geral e dar pra todo  homem ou mulheres wherever we go! Eu por exemplo sou bastante seletiva, não é qualquer mulher ou homem que chega aqui. Já tive fases de pegar quem aparecia, mas era mais um receio de ficar sozinha. Ultimamente estou evitando isso, e mesmo assim não eram várias pessoas de uma vez. Fora que quando quero ir pra cama com alguém eu opto por usarmos camisinha, mesmo que eu já conheça essa pessoa. Farei inclusive um post mais elaborado sobre sexo seguro com ambos. 




3)  "Bissexuais na verdade são homossexuais que não se assumiram" - bom, há pessoas que usam o termo bissexualidade ainda em fase de aceitação de sua própria homo, mas isso NÃO É REGRA.  Há bissexuais legítimos, que se entendem assim desde sua infância ou adolescência. Generalizar com essa afirmação é deslegitimar a orientação bissexual de um indivíduo, e isso é invasão de espaço e uma falta de respeito com a pessoa. 



4) "Bissexuais traem mais" - traição não tem nada a ver com orientação sexual, mas com vários outros  fatores na relação, inclusive caráter. Se alguém não curte mais a pessoa
 como antes, o mais sensato é ser honesto, conversar francamente  com a pessoa  e propor o término pra não machucar alguém de graça. Ou no máximo propor uma relação bígama ou poliamorosa, desde que o parceiro ou parceira consintam isso. 



5) "A maioria dos bissexuais curte relações abertas, não querem compromisso sério" não é regra, mas muitos são abertos às relações livres, relacionamento aberto e poliamor que são coisas diferentes.



Está na hora de VOCÊ começar a descsontruir a imagem dos bissexuais e do que  é a bissexualidade e talvez tentar eliminar a bifobia internalizada dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário