sábado, 14 de janeiro de 2017

22.Indícios de bifobia internalizada

Aqui estão algumas frases que as pessoas costumam dizer para  ocultar sua bissexualidade, conscientemente ou não:


Quando perguntadas sobre sua orientação, as respostas costumam ser...


1- Prefiro não me rotular: isso denotaria um certo medo de se dizer lésbica ou hetero, e de repente "mudar" de opção, porque há momentos em que queremos mais um do que o  outro, ou até mesmo ambos.

2- Eu gosto de pessoas: não gostam de dar o nome correto  para essa orientação.


3- Não é necessário se definir: mais uma vez, o  medo da "mudança" ou alternância do desejo entre um e outro.

4 - Eu sou monogâmico, não saio com ambos: fomos ensinados que bissexuais são promíscuos e não se envolvem, que não se apegam ou não levam ninguém a sério ou querem todos ao mesmo tempo.  Para  se livrar desse estigma, muitos bissexuais precisam dizer que são "certinhos" e só se relacionam com apenas um. Na verdade isso é relativo, tem aqueles não   monogâmicos que só conseguem se relacionar com um de cada, mas não é uma via de regra, não deve ser uma obrigação por medo do rótulo de volúvel e promiscuidade.

5- Preciso saber qual e minha "verdadeira" sexualidade: a pessoa se sentiria obrigada a ter uma preferência, devido à ideia de indecisão e ser confuso e viver "em cima do muro".

6- Não sei o  que eu sou: a mesma coisa da frase acima. Ninguém precisa escolher lado nenhum a menos que queira e se sinta melhor.

7- Eu me interessei pelo fulano que se identificava como "lésbico" ou gay pra não ficar viciada em sexo com homem: foi uma fala da personagem Alice Piesezcki ao tentar justificar seu namoro com o Lisa, homem heterossexual que se identificava como "lésbico". Quer dizer, se apago minha vontade de ter sexo com homens, então posso ser lésbica.



Como trabalhar isso tudo, caso esteja te incomodando? Empoderamento e convivência com outros bissexuais, com o  tempo isso poderá mudar, certamente vai.

Vou fazer um tópico só com frases de bifobia de supostos monossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário